terça-feira, 24 de julho de 2012

UMA CORRIDA QUE ENTRISTECE OS FORCADOS


A corrida de touros que está agendada para a noite do próximo sábado, dia 28 de Julho, enche de tristeza o grupo de forcados amadores de Salvaterra de Magos.
A corrida que quer comemorar o 92º aniversário da Praça de Touros - inaugurada em 1 de Agosto de 1920 -  e que vai homenagear os emigrantes, conta no seu cartel com a cavaleira salvaterrense Ana Batista.


Um olhar mais atento para o cartaz do espectáculo taurino é elucidativo - os forcados amadores de Salvaterra de Magos não integram o elenco de forcados convidados a estar nesta corrida que se realiza na praça que a Santa Casa da Misericórdia concessionou há alguns meses atrás.
Aquele que devia ser um dia especial para os aficionados do concelho de Salvaterra de Magos - que construíram e, vinte anos depois, reconstruíram esta praça (em 1940), depois de um ciclone ter danificado as paredes e as bancadas - pode ficar de algum modo ensombrado pela ausência dos nossos forcados. Julgo que teria sido possível à organização desta corrida ter feito de modo diferente!...

8 comentários:

  1. Sim, tbm me parece que podia ser de outra forma. Se fosse só mais uma corrida, não tinha de ter os forcados de salvaterra, mas sendo para comemorar os 92 anos da praça de touros... é pouco respeitoso a organização não ter convidado os nossos forcados... é no meu entender uma falta grave... e a culpa não é só da organização. A santa casa de salvaterra devia ter exigido que a ser uma corrida em Homenagem aos 92 anos da praça, devia ter a "prata da casa". é um lamentavel lapso que não se deve repetir.

    ResponderEliminar
  2. Mais triste é o site da Camara nada mencionar este grandioso espetáculo tauromáquico e prefere mencionar uma prova de atletismo onde dois atletas que são do concelho mas não fazem parte de qualquer equipa do concelho e que curiosamente treinam nas piscinas de Benavente, aparecem em grande destaque. Será pelas ligações familiares que eles aparecem no site?

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, estritamente pessoal, fico triste por este evento taurino não contemplar o Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos. Mais, como Salvaterrense e Aficcionado não compreendo como a Proprietária da Praça, a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, não contemple no caderno de encargos e contrato da Praça uma cláusula de consulta obrigatória por parte dos empresários que a adjudicam aos "artistas" no activo da Terra, após ter sido alertada antecipadamente para o efeito e nada terem feito(conheço pessoalmente todas as movimentações que se fizeram em tempo oportuno para isso). Não é nada de novo, algo semelhante que se passa com todas as Praças que conheço vizinhas e que são propriedade das Santas Casas locais, vejam o exemplo de Coruche e Vila Franca de Xira.
    Por fim,resta-me desejar sorte a todos os intervenientes, mais propriamente à Ana Batista e à Banda de Música, que vão ter o previlégio de "ainda" participar numa corrida na sua TERRA.
    Ângelo Silva.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente não percebo o problema, lá por haver corrida em Salvaterra, os forcados da terra têm de actuar? porquê? será que os salvaterrenses quando vão assistir a touradas na praça da sua terra, só possam a ssistir a artistas da terra, não têm direito a assistir a outros artistas? então sempre que há corrida de touros em Salvaterra os forcados da terra, não se discutindo a sua qualidade, têm de actuar e ganhar dinheiro? Realmente para mim, é a mentalidade tacanha e bairrista que impera numa grande parte da população salvaterrense.

    ResponderEliminar
  5. Já houve muitas corridas em Salvaterra onde não estiveram o seu grupo de forcados, daí que a tristeza advenha do facto de se celebrar os 92 anos da Praça que foi construída por aficionados de cá e parte deles ter sido preterida...
    Não creio que seja tacanhez mas antes de assinalarem, do modo que melhor sabem, aquela efeméride.

    ResponderEliminar
  6. Se me permite responder ao Sr António Malheiro.
    Não tem nada aver com bairrismo e muito menos com "mentalidade Tacanha".. mas sim com um efemeride que é a comemoração dos 92 anos de nossa praça de toiros.. só isso!! se percebe a diferença da data. lamento.

    ResponderEliminar
  7. Comemoram os 93 anos e está o problema resolvido.
    Se fosse no cinquentenário ou no centenário ainda se percebe esse amuo, agora nos 92?

    ResponderEliminar
  8. Há comentários que revelam alguma falta de sensibilidade, creio, pelo menos para com aqueles - forcados, cavaleiros, músicos, desportistas, etc - que vão tentando pela sua acção guindar o nome do concelho... Seria de algum modo estranho que para celebrar o aniversário da inauguração do nosso pavilhão municipal se convidassem, por exemplo, as equipas de andebol de Benavente e Almeirim e se esquecesse a de Salvaterra de Magos, ou se estivessem os ginastas de trampolim de Santarém e Cartaxo e não fossem convidados os de Salvaterra... À consideração de cada um!

    ResponderEliminar