quinta-feira, 26 de julho de 2012

DIA MUNDIAL DOS AVÓS


Em Portugal o Dia Mundial dos Avós celebra-se a 26 de Julho, tendo a data sido escolhida por ser o Dia de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Esta data tem este ano ainda uma maior visibilidade por estamos no “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações”.


Com o aumento da longevidade dos nossos seniores, os avós assumem um papel cada vez mais importante na vida das famílias de todo o mundo, substituindo ou coadjuvando em muitas tarefas os filhos, nomeadamente no apoio que lhes dão na gestão das actividades dos seus netos, pois os horários laborais são cada vez menos compatíveis com os escolares e com hábitos saudáveis de ocupação dos tempos livres das crianças.


É aos avós que em grande medida se deve o equilíbrio que ainda vai sendo alcançado em muitas das famílias, numa altura em que as crescentes adversidades mais impõem a solidariedade familiar. Saudamos neste dia todos os avós. Longa vida!

2 comentários:

  1. Só foi focado o lado em que os avós ainda são úteis aos filhos.
    Quantos e quantos não vivem desprezados pelos próprios filhos?
    No nosso Concelho segundo um relatório feito não sei por que tipo de organização, não temos idosos que vivem sózinhos. Pura demagogia.
    De repente veio-me à lembrança uma página do meu livro da 3ª classe, cujo texto era " A Caridade"
    e que começava assim:
    - Perto de minha casa, mora sózinho um velho doente, que todo o dia chora, e nunca fala...
    Passados quarenta e cinco anos este status quo é ainda mais real,... e triste, digo eu.
    Um beijo aos meus avós lá onde eles se encontram junto de Deus.

    ResponderEliminar
  2. Entroncando na abordagem que faz, meu pai contava-me:
    "Um dia, um filho vendo que seu pai já não tinha préstimo porque estava muito velhinho, resolveu levá-lo para o cimo de um monte onde ele pudesse ficar até morrer, sem ter necessidade de cuidar dele. Se o pensou, assim o fez. À partida, no entanto, temendo que o pai apanhasse frio resolveu levar uma manta grande para que ele se pudesse proteger. Caminharam, caminharam, sempre em silêncio. Chegados lá procurou um local o mais abrigado possível e preparou-se para partir. Na despedida seu pai disse-lhe: "Filho é melhor levares contigo metade da manta é que assim já ficas com ela guardada para te proteger quando teu filho te trouxer aqui também um dia mais tarde...". Confrontado com este facto o filho trouxe de volta a casa o pai e cuidou dele com muito empenho.

    ResponderEliminar