terça-feira, 31 de julho de 2012

COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL EM MARINHAIS


O Complexo Desportivo Municipal que se localiza em Marinhais, erigido nos anos pré-eleitorais de 2008 e 2009, e cujo custo atingiu os 3 milhões de euros - o mesmo que custaria um Centro Escolar para os Foros de Salvaterra - e que mereceu a nossa crítica na altura, por ser um investimento excessivo, só viável pelo recurso a empréstimo bancário que vamos ter de continuar a pagar durante anos a fio. 
Se a opção tivesse sido a que o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo concebeu para o Campo dos Carvalhos, naquela freguesia, e que custou cerca de 400.000€ teria sido possível, com o mesmo dinheiro, colocar antes relvados sintéticos nos campos de futebol do Salvaterrense, do Forense, da Casa do Povo de Muge e nos dos Grupos Desportivos de Marinhais e do Granho. Com o montante restante ter-se-ia melhorado ainda os seus balneários e demais instalações desportivas. 
Foi pena que assim não sucedesse, pois teríamos um concelho a desenvolver-se de modo mais harmonioso e permitiríamos às crianças de todas as freguesias o acesso a equipamentos mais modernos e que certamente contribuiriam para a sua melhor formação desportiva e ajudariam muito na massificação desportiva.


Um investimento desta dimensão tem pelo menos de ser mais utilizado e melhor cuidado, principalmente na área reservada ao circuito de manutenção, onde as ervas parecem ocupar toda a área, uma vez que não existem circulações pedonais revestidas.


Também os aparelhos geriátricos e de manutenção, assim como os bancos, apresentam já sinais de  desgaste (pintura, envernizamento) que importa reverter rapidamente, pois se assim não for acabará por acelerar-se a sua degradação.


Seria igualmente importante conservar o piso em que se encontram os dois campos de ténis, antes que a intervenção fique substancialmente mais onerosa. Também já era tempo de reparar o único bebedouro de água que equipa o espaço e que está inoperacional há demasiado tempo!...


Um último apontamento que também ajudaria a melhorar a imagem do complexo desportivo seria proceder à limpeza da linha de água que atravessa o local.


A resolução destas questões de conservação e limpeza ajudará certamente a prolongar a vida útil desta infraestrutura, mas só um projecto desportivo, assente em parcerias com associações desportivas do concelho permitirá a sua rentabilização. Vai ser preciso fazer muito mais e melhor!...

Sem comentários:

Enviar um comentário